<$BlogRSDUrl$>

13.12.05

Banco Alimentar Contra a Fome


(versão 1829a - série "porque morremos, senhor?")

O Prémio Direitos Humanos 2005, instituído pela Assembleia da República, foi ontem entregue ao Banco Alimentar Contra a Fome (Federação).

Releve-se o Artigo 2.º do seu Regulamento:

O Prémio destina-se a galardoar:

o alto mérito da actividade de organizações não governamentais; ou

original literário, científico, designadamente histórico ou jurídico, jornalístico ou audiovisual, qualquer que seja o respectivo suporte, divulgado em Portugal no período a que respeita;

que contribua designadamente para:

a) a divulgação ou o respeito dos direitos humanos;
b) a denúncia da sua violação no País ou no exterior.


Este ano o Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.470 toneladas de géneros alimentares. Este valor representa um aumento de 19% face à campanha de Dezembro do ano passado. Os alimentos recolhidos serão distribuídos por 1.148 instituições de solidariedade social, beneficiando mais de 203 mil pessoas carenciadas.
Para além da solidariedade demonstrada pelos portugueses registe-se o trabalho dos voluntários que tornou possível não só a obtenção dos resultados apresentados como, queremos crer, o de beneficiar quem mais necessita, fazendo juz ao lema da campanha: "Muita gente ignora que há milhares de portugueses que continuam a passar fome. Não passe ao lado deste problema".

Um particular beijÉlico para alguns dos solidários voluntários com quem me cruzo...

(clique no logo para aceder ao site)
Comentários:

10.12.05

Dia Mundial dos Direitos Humanos


(versão 1828a - série "porque morremos, senhor?")

Tema deste ano: A tortura e os esforços que se realizam à escala global para a combater

"Sejamos claros: a tortura não pode ser, em caso algum, um meio para lutar contra o terrorismo porque a tortura é um instrumento de terror. Hoje, Dia dos Direitos Humanos, voltemo-nos a comprometer com a defesa dos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem e a eliminar a tortura da face da terra"

(Extracto da mensagem lida por Kofi Annan, secretário-geral da ONU)

Kofi Annan assinalou ainda a tendência de alguns países de "fazer excepções à proibição da tortura, invocando imperativos de segurança nacional".

Nota: neste mesmo dia o egípcio Mohamed ElBaradei e a "sua" Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) receberam o Prémio Nobel da Paz 2005 pela luta contra a proliferação nuclear. Hoje, o Irão anunciou que começou a construir um novo reactor nuclear...

Comentários:

1.12.05


Dia Mundial da SIDA


(versão 1802a - série "porque morremos, senhor?")


Foto de Adriaan Backer
Comentários:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

néscios
Site Meter